ESPECULADORES ATÔNITOS

ESPECULADORES ATÔNITOS

Spread the love

As fortes quedas de ontem na Bovespa, as maiores dos últimos três anos, e a maior alta do dólar deste 2008 refletem a ressaca do mercado financeiro e dos especuladores que apostaram fortemente em Marina Silva e agora veem sua candidatura fazer água, favorecendo as hipóteses de reeleição da presidente Dilma no domingo ou de segundo turno com Aécio Neves.

“Se a subida de Dilma e o desabamento de Marina provocaram isso, imagine o que acontecerá na segunda-feira se Dilma ganhar no primeiro turno”, diz um consultor econômico. Por isso mesmo, Dilma estaria sendo aconselhada a preparar ações defensivas para a eventualidade de vitória no primeiro turno, evitando fortes reações negativas do mercado, danosas à economia, na segunda-feira.

ESPECULADORES ATÔNITOS

Não há plano definido, mas Dilma poderia anunciar, se reeleita ainda no domingo, medidas para aumentar o abalado nível de confiança no governo, anunciando, por exemplo, o nome do futuro ministro da Fazenda. O nome que tem circulado é o do ex-secretário-executivo da pasta, Nelson Barbosa. Mas talvez o nome do ministro apenas não baste, sendo necessário o anúncio de algumas medidas fiscais para enfrentar os dois pontos mais delicados da política econômica: o não cumprimento da meta de superávit fiscal e os altos índices da inflação, ainda que raspando o teto da meta fixada pelo Banco Central.